• Prefeitura do Rio inicia obras do programa Morar Carioca na comunidade do Aço em Santa Cruz
Publicado em 06/05/2023 - 06:10  |  Atualizado em 08/05/2023 - 10:47
Serão construídos 702 apartamentos que vão beneficiar cerca de quatro mil pessoas com novas moradias - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes, a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, e o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, estiveram em Santa Cruz, neste sábado (06/05), para dar início às obras do programa Morar Carioca na comunidade do Aço. O plano prevê investimentos em infraestrutura urbana e moradia de cerca de R$ 243 milhões, numa área de 195 mil metros quadrados. Serão beneficiadas cerca de quatro mil pessoas com novas moradias.

– Queremos fazer daqui um exemplo de como deve ser tratada a população da nossa cidade. Que as pessoas tenham o seu apartamento, o seu lar, com escritura, algo digno e decente. Essa obra começa agora e até vai demorar mais tempo do que o normal porque não vamos mexer na casa de ninguém sem antes entregar um imóvel novo para a pessoa. Não tem nada mais importante do que poder deixar para os nossos filhos um patrimônio legalizado. A gente vai mudar, para muito melhor, a vida de todos vocês – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Prefeitura do Rio, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vai transformar a região. Será feita a construção de 704 unidades habitacionais — 544 unidades na área Vagões e 160 unidades na localidade conhecida como Dialta —, divididas em 44 blocos de apartamentos. Os prédios terão quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar, totalizando 16 unidades por bloco, sendo um deles totalmente acessível no andar térreo. Além de sala, cozinha e banheiro, eles contarão com dois quartos, área de serviço e varanda — média de 50 metros quadrados.

– Vamos fazer aqui uma grande urbanização. Serão construídas 704 unidades habitacionais e o mais importante é que as pessoas vão continuar aqui. A ideia de urbanizar este local é trazer melhores condições de moradia, com uma infraestrutura melhor de drenagem de esgoto e água. As pessoas vão passar a morar na comunidade do Aço com muito mais conforto e segurança – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Também serão feitas obras de melhorias em infraestrutura urbana. Está prevista a reurbanização da Rua São Gomário até o encontro com a Avenida Cesário de Melo, ao longo de 1,1 mil metros. Também estão previstas a pavimentação de 7,4 mil metros quadrados de vias de carros e de pedestres, a implantação de ciclovia e ciclofaixas ao longo de 2.5 mil metros e a construção de uma praça de 7,4 metros quadrados com paisagismo, palco e áreas de lazer cobertas.

– Era uma obra muito aguardada. Vamos ter a oportunidade de mudar a vida dessas pessoas, dar dignidade para que possam viver com boas condições humanas – salientou o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

O Aço vai ganhar, ainda, sua primeira horta comunitária com viveiro e compostagem, garantindo às famílias uma alimentação mais saudável e rica. Além disso, serão construídas quadras poliesportivas para que as crianças tenham acesso à prática de atividades esportivas e de recreação com qualidade, de forma gratuita.

– Estamos dando início a essas obras que vão mudar a vida das pessoas que moram na comunidade do Aço. Uma grande obra de infraestrutura, com prédios e praças, que vai trazer mais dignidade para toda essa gente. A comunidade do Aço merece – destacou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.