• Prefeitura inaugura um GET e um EDI na Zona Oeste, obras que tinham sido paralisadas em 2016
Publicado em 08/02/2024 - 15:25  |  Atualizado em 20/02/2024 - 14:54
O GET Professora Ignezita Monteiro Dantas irá atender a 840 crianças - Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (8/2), mais um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), na Zona Oeste. As obras do programa Fábrica de Escolas tinham sido paralisadas em 2016 e foram retomadas pela atual gestão. O GET Professora Ignezita Monteiro Dantas e o EDI Terezinha Saraiva, ambos em Curicica, vão atender a mais de 1,1 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em horário integral, com atividades das 7h30 às 14h30.

– As duas pessoas homenageadas hoje foram muito importantes, duas grandes educadoras. Tive a honra de trabalhar e conviver com a professora Ignezita. Essa é uma homenagem que fazemos com muito prazer. Que bom a gente poder investir na educação, trazer benefícios para a população e homenagear duas mulheres tão especiais – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O GET Professora Ignezita Monteiro Dantas foi erguido com 24 salas e irá atender a 840 crianças. Ele é composto, ainda, por um espaço de encontro com auditório, sala de leitura, colaboratório, uma unidade de alimentação e nutrição, área administrativa com secretaria, sala de direção, depósitos, vestiários e uma quadra poliesportiva coberta. O GET levou o nome da professora que dedicou 44 anos de sua vida profissional à Rede Municipal de Ensino, tendo sido diretora de quatro escolas e coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. As obras custaram R$ 23,3 milhões.

Já o EDI Professora Terezinha Saraiva conta com 12 salas para o atendimento de 300 crianças, sendo quatro berçários e oito salas de atividades, além de fraldário, lactário, solarium, parquinho, unidade de alimentação e nutrição e área administrativa com secretaria, sala de direção, depósitos e vestiários. O nome do EDI homenageia a educadora que foi três vezes secretária de estado de Educação do Rio de Janeiro. Os investimentos realizados para construção do EDI foram de R$ 18,6 milhões.

– Tem muitas entregas especiais, mas essas duas merecem um destaque ainda maior. São duas patronas das nossas escolas que deixaram um legado muito grande para a nossa educação: professora Ignezita Dantas e professora Terezinha Saraiva. É difícil pensar em educadoras que deixaram um legado maior para a educação carioca e fluminense do que elas. Vamos ter, a partir de agora, gerações e mais gerações nessas duas escolas. Que possamos lembrar sempre do legado delas, como mulheres públicas que dedicaram muito para a evolução da educação carioca – disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Tanto os EDIs como os GETs do programa Fábrica de Escolas atendem às normas de acessibilidade e são climatizados. Os ambientes pedagógicos são executados com materiais térmico-acústicos, com fachadas duplas, forros e painéis, garantindo o conforto de alunos e professores com temperaturas agradáveis e isolamento de som externo.

– Estamos fazendo mais duas importantes entregas para a educação carioca. A professora Ignezita foi muito importante para a nossa Rede e um ícone nessa região. O GET tem muita tecnologia para as nossas crianças, levando o ensino a outro patamar – declarou Armando Queiroga, presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), responsável pelo programa Fábrica de Escolas.

GET: modelo de escola pública mais inovador com 200 unidade até o fim do ano

O GET é o modelo de escola pública mais inovador do país, que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral. Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar.

Com a inauguração em Curicica, a rede municipal passa a contar com 91 GETs, atendendo a 32.970 alunos. A previsão é chegar a 200 unidades desse novo modelo de escola até o fim de 2024. Nos GETs, são atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Fábrica de Escolas

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o programa Fábrica de Escolas já foi responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio de Janeiro, como Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de Ensino Fundamental I e II. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Rio-Urbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Ao fim do segundo mandato do prefeito Eduardo Paes, em 2016, 18 escolas estavam em processo de conclusão, mas as obras foram abandonadas pela gestão que o sucedeu. Em 2021, a Prefeitura do Rio retomou o programa para terminar essas obras e, desde então, quatro unidades foram entregues em 2022 e, em 2023, outras sete, somando agora um total de 15 unidades. Até o fim de 2024, outras três serão inauguradas.