• Obras do Morar Carioca levam melhorias de infraestrutura urbana e moradia à Comunidade do Aço, em Santa Cruz
Publicado em 05/06/2024 - 10:05  |  Atualizado em 10/06/2024 - 17:25
Programa Morar Carioca na Comunidade do Aço, em Santa Cruz - Beth Santos / Prefeitura do Rio

As obras do programa Morar Carioca da Comunidade do Aço, em Santa Cruz, na Zona Oeste, seguem aceleradas. A localidade terá 704 unidades residenciais, que vão beneficiar cerca de quatro mil pessoas. Os apartamentos em construção terão sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda (média de 50 metros quadrados). A Prefeitura do Rio está investindo cerca de R$ 243 milhões no projeto.

Os 44 prédios serão erguidos com quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar, totalizando 16 unidades por bloco, tendo apartamentos totalmente acessíveis no térreo. As obras, que começaram em 2023, estão em ritmo acelerado: 14 prédios já foram levantados e outros quatro estão em fase de fundação.

Também estão sendo feitas melhorias na Rua São Gomário, que será reurbanizada ao longo de 1,1 mil metros, até o encontro com a Avenida Cesário de Melo. O projeto ainda prevê a implantação de 70 mil metros quadrados de vias pavimentadas, nove quilômetros de rede de esgotamento sanitário e elevatória, 10 quilômetros de redes de abastecimento de água e a construção de um reservatório com 3,3 milhões de litros. Serão implementados 2,2 quilômetros de ciclovia e 720 novos pontos de iluminação pública.

O projeto inclui área de lazer de 43 mil metros quadrados de praças, parques infantis, quadras, pista de skate, palco, academia carioca, áreas de convivência, jardins, entre outros equipamentos.