Obras de construção do Parque Oeste seguem em andamento, em Inhoaíba

• Obras de construção do Parque Oeste seguem em andamento, em Inhoaíba
Publicado em 10/06/2024 - 17:18  |  Atualizado em 10/06/2024 - 17:21
O palco de apresentações do Parque Oeste - Prefeitura Rio

A cidade do Rio de Janeiro está ganhando mais um parque, desta vez em Inhoaíba. Dedicado à educação, cultura, arte, esportes e lazer, o Parque Oeste está sendo erguido pela Prefeitura, por meio Empresa Municipal de Urbanização, em terreno de mais de 234 mil metros quadrados na Avenida Cesário de Melo, uma das principais vias que cortam a Zona Oeste. As obras foram iniciadas em julho de 2023 e estão a todo vapor.

Inspirado nos mesmos moldes do Parque Madureira Mestre Monarco, o Parque Oeste contará com equipamentos culturais e esportivos. A Nave do Conhecimento, o campo society, as quadras poliesportivas, além do palco de apresentações e da pista de skate que já estão ganhando forma. Nos dias de calor, a população poderá se refrescar na escada das águas e no chuveiro cascata. Um mirante e espaço ecumênico também serão erguidos no local. Os investimentos do município para a execução do parque giram em torno de R$ 220 milhões. O prazo para a conclusão das intervenções é de 18 meses.

Mais um legado olímpico

O parque também ganhará mais uma instalação que é um legado dos Jogos Olímpicos de 2016. A piscina do Estádio Aquático será instalada na Vila Olímpica. Ainda serão construídos quiosques e um espaço destinado a oficinas. O edifício da nova sede também será erguido pela Rio-Urbe. Os equipamentos serão implantados no espaço natural, que será preservado com árvores e vegetação existentes. O projeto prevê o cultivo de mil e cem árvores no local e o plantio de jardins em uma área de aproximadamente 34 mil metros quadrados. A área reflorestada será de 61,8 mil metros quadrados. O paisagismo manterá as espécies originais, criando ilhas protegidas, onde os visitantes poderão contemplar a natureza.

ENDEREÇO

Rua Dom Marcos Barbosa. Nº 2. Bloco 2, gr 203/204. Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ. CEP 20211-178
(acesso pela Rua Ulysses Guimarães. Nº 16)
Tel.:(021) 2976 – 9341