Prefeitura entrega reforma do Parque Peter Pan, em Copacabana

• Prefeitura entrega reforma do Parque Peter Pan, em Copacabana
Publicado em 08/03/2023 - 16:57  |  Atualizado em 09/03/2023 - 11:20
O Parque Peter Pan, em Copacabana - Divulgação

Comemorando o Dia Internacional da Mulher e, ainda, o mês de aniversário da Cidade, a Subprefeitura da Zona Sul e a Rio-Urbe entregaram a Copacabana, nesta quarta-feira (08/03), o Parque Peter Pan totalmente revitalizado. Localizada na Rua Francisco Sá, a área de lazer, que é tombada pelo município, recebeu diversas melhorias como novos brinquedos e iluminação, além de sinalização semafórica executada pela CET-Rio.

A entrega da área teve a presença de alunos da Escola Municipal Penedo, vizinha ao parque, além de frequentadores do local, lideranças comunitárias e também do subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, e do presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Rafael Salgueiro. Foi servido lanche com salada de frutas para a criançada. Houve ainda distribuição de flores para mulheres e apresentação da Banda da Guarda Municipal, que finalizou o evento ao som de “Cidade Maravilhosa”.

Bastante reivindicada pelos moradores de Copacabana, a reforma do Parque Peter Pan vai beneficiar centenas de crianças, jovens e idosos que utilizam, diariamente, o espaço para suas atividades físicas e de lazer. Foram recuperados o pórtico de entrada, o emboço das fachadas das instalações existentes, os banheiros e os gradis do entorno, com direito a serviços de pintura. Os telhados também receberam cuidados das equipes da Rio-Urbe, foi construído um muro de divisa com a Cedae e as calçadas estão recuperadas, bem como o pavimento.

– No Dia Internacional da Mulher entregamos mais um parque totalmente revitalizado, desta vez o Peter Pan, que está novinho! Os trabalhos garantiram o retorno de um dos parques mais tradicionais do bairro, presente na memória de muitos cariocas e visitantes. Contamos com o apoio dos frequentadores para fiscalizar e zelar pelo espaço junto com a gente, a subprefeitura vai estar por perto! Copacabana é um bairro importantíssimo para o Rio, e estamos cuidando com todo o carinho – disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

O Parque Peter Pan, em Copacabana – Divulgação

Houve, ainda, a substituição parcial dos brinquedos dos parquinhos infantis e a implantação de sinalizações semafóricas, horizontais e de placas de trânsito, conforme projeto criado pela CET-Rio. A iluminação do Peter Pan também foi modernizada. A Rioluz instalou 47 pontos de luz em LED, o que vai garantir mais segurança para os frequentadores. São 45 luminárias e dois novos projetores.

– Revitalizamos essa área tão importante para os moradores. É uma mini cidade no coração de Copacabana – afirmou o presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Rafael Salgueiro.

– Além de toda a sinalização horizontal, vertical e semafórica restaurada, fizemos um projeto onde foram implantadas um ciclorrota e vagas para bicicleta com o objetivo de proporcionar ao ciclista conforto e segurança viária necessários para o seu deslocamento – disse o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Os investimentos da Prefeitura para revitalização do Parque Peter Pan ultrapassaram R$ 474 mil.

Elisia Vidal, professora da E. M. Penedo e que acompanhou sua turma de 6º ano na entrega do equipamento, destacou a importância do parque também no processo educativo de seus alunos:

– A presença das crianças aqui é muito boa, de maneira independente eles já usam o parque, mas a escola trabalhar com o parque é muito produtivo, aqui conseguimos apresentar como funciona uma minicidade, como atravessar a rua, as sinalizações, usamos inclusive para mostrar na prática o que é um quarteirão, afirmou a professora.

Horácio Magalhães, presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, e Tony Teixeira, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Copacabana, também prestigiaram o evento e fizeram questão de ressaltar o simbolismo que tem para o bairro esta entrega:

– Brinquei aqui quando criança, e essa é a primeira vez que uma reforma de verdade acontece nesse parque. Realmente, muito importante e simbólico para todos nos – Disse Horácio.

– Pela primeira vez temos uma reforma de fato – afirmou Tony.